Dia das Crianças é uma das datas que já fazem parte do calendário anual do varejo e sempre muito aguardada pelos comerciantes. Neste ano, embora ainda cautelosos com o cenário econômico, cerca de 62,5% dos mineiros afirmam que vão presentear, conforme revela pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG). O levantamento, realizado entre os dias 12 e 23 de setembro, com consumidores do Estado, aponta ainda que o tíquete médio das compras deve girar em torno de R$ 189.

Dentre as opções de presentes citadas pelos entrevistados estão brinquedos (51,1%), roupas (25,5%), calçados (14,9%) e chocolates (4,3%). No que tange aos meios de pagamento, o cartão de crédito é a preferência de 54,8%. Já os pagamentos à vista, que incluem cartão de débito, pix ou dinheiro, aparecem como a melhor opção para 45,2% dos mineiros.

“Os dados mostram que os consumidores seguem cautelosos, frente ao cenário político e econômico de incertezas no País. Com a taxa de juros estável nos 13,75%, inflação ainda em patamares elevados e o desemprego reduzindo lentamente, os mineiros estão com mais parcimônia em suas compras e dando preferência para os bens de primeira necessidade”, explica o analista de Inteligência de Mercado da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva.

Contudo, na opinião de Vinícius Silva, embora o momento exija cautela dos consumidores, os comerciantes não estão de braços cruzados e planejam estratégias para tentar maximizar as vendas. “As datas comemorativas sempre trazem consigo um peso emocional e, por isso, os varejistas aproveitam a oportunidade para testar novos produtos, girar seus estoques e reforçar o caixa. Principalmente porque o Natal já se aproxima e, acertar nas estratégias agora, pode refletir em bons resultados naquela que é a principal data para o comércio”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *