A maioria dos brasileiros (96%) considera importante presentear no Dia dos Pais. De olho nisso, muitas marcas já trabalham em suas campanhas para a data, mas como impactar esses consumidores ainda é um dilema? Alguns conteúdos fazem mais sucesso nas redes sociais quando falamos em Dia dos Pais e, segundo a Buzzmonitor, os temas mais engajados foram: campanhas com homenagens a pais famosos, produtos que remetem a hábitos dos pais e moda.

A Buzzmonitor analisou os posts que mais tiveram interações no Facebook e Instagram no Dia dos Pais 2021 para trazer insights para 2022. Ao total, entre 17/07 e 07/08, foram coletados 99.104 posts com o termo “Dia dos Pais”, no Facebook, Instagram e Twitter. O Instagram foi a rede social com o maior número de posts, equivalente a 50,49% do total, seguido do Twitter (28,97%) e por último o Facebook (20,54%). Mais de 64% dos posts foram feitos por homens.

O buzz sobre o tema começou a crescer por volta do dia 19/07, 20 dias antes do Dia dos Pais. Com a chegada do mês de agosto, os números também subiram bastante. Houve um grande pico no buzz no dia 03/08. Neste dia, foram coletados 22.990 posts  (22,6% do total), sendo 16.441 somente do Twitter.

Estratégias que deram certo

Entre as campanhas de marcas que aparecem no top 20 do Instagram no Dia dos Pais 2021, duas estratégias se destacam. A primeira foi o caráter sentimental dos vídeos/fotos, que utilizaram a relação entre influenciador ou personalidade famosa e seus filhos ou seus pais. Alguns exemplos disso são as campanhas da Natura: uma com Thales Bretas, marido do falecido humorista Paulo Gustavo, e seus filhos, outra com a influenciadora Gabriela Sales (Rica de Marré) e seu pai. Ambas, em vídeo, levaram o amor como a mensagem principal, atrelado aos presentes da marca.

Outra estratégia que se destacou foi abordar de forma bem humorada os “hábitos” dos pais como mote para os posts. Um deles, da Ponto Frio, traz o Pin (pinguim personagem da marca), lavando um carro, associando o hábito aos pais e anunciando uma lavadora de alta pressão.

Em outro post, a Chilli Beans lança a Coleção Beer, uma linha especial de Dia dos Pais com óculos de sol, armações de grau e relógios. Na foto uma armação de óculos com haste que abre a cerveja. Em um terceiro exemplo do top 20, a influenciadora Pâmela Drudi é desafiada pela marca Swift em um vídeo a fazer um churrasco para o pai, que tem esse hábito.

Moda também teve destaque entre os posts. Além da linha de acessórios da Chilli Beans, a Riachuelo aparece em três posts do top 20. Todos eles em parceria com influenciadores digitais: a influencer Vih Tube e o pai, o cantor Fábio Júnior e os filhos Fiuk e Cleo, e novamente a cantora Cleo sozinha. Outros temas que apareceram no top 20 foram política, lançamento de filme sobre pai, programas de TV e sorteio.

Parcerias com influenciadores digitais

Assim como no Dia das Mães, os influenciadores digitais também estiveram muito presentes nos posts com mais interações no Dia dos Pais. Em ambas as estratégias mostradas acima, também houve parcerias com criadores de conteúdo. Dos 20 posts analisados, 11 tinham influenciadores digitais.

Entre as personalidades que se destacaram está o dermatologista Thales Bretas. O médico esteve em cinco dos 20 posts com mais interações no Instagram no período estudado. As publicações em que Thales apareceu foram feitas nos perfis da Natura, de Hugo Gloss (portal de notícias) e da atriz e apresentadora Giovanna Ewbank, que é amiga pessoal dele. Assim, é possível ver que ambas as campanhas repercutiram para além da bolha de seguidores das marcas e do médico.

Outra personalidade que teve destaque neste top 20 foi Hugo Gloss. O site de entretenimento, que leva o nome do criador, foi responsável por cinco dos 20 posts analisados, com três notícias/fotos sobre Thales Bretas, um sobre Silvio Santos e um sobre o filme “Papai é Pop”.

Fonte: Mundo Marketing

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